CPA

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CPA (Comissão Própria de Avaliação)



A Avaliação Institucional é um processo imerso em aspectos ideológicos, políticos, econômicos, culturais, dentre outros. Conforme HUGUET (p.15), ao discorrer sobre Auto-Avaliação Institucional conceitua que é um processo interno, configurado com padrões próprios da instituição, não tem caráter público e sem propósito de comparação com outras instituições.

Concepção e Princípios:

Para a UNIFAHE, a avaliação institucional é concebida como um processo sistemático de busca de subsídios para a melhoria e o aperfeiçoamento da qualidade institucional, incidindo sobre processos, fluxos, resultados e estruturas. Visa garantir que o processo de planejamento seja cada vez mais eficiente, por meio da identificação de potencialidades e de oportunidades de melhoria, da sugestão de diretrizes e critérios para políticas e metas. É um processo indispensável para a tomada de decisão por parte das instâncias da Instituição

Essa concepção emerge do Projeto Pedagógico Institucional (PPI), em que a UNIFAHE se define como uma Faculdade, produtora de um saber de qualidade, comprometida com a ampliação do horizonte de liberdade da humanidade e com a promoção do desenvolvimento das regiões em que atua. À instituição atribui-se compromissos básicos com: a qualidade, a democracia, a comunidade, a realidade regional e a manutenção de suas características.

O propósito da avaliação institucional na UNIFAHE é promover as condições para que a Instituição consiga identificar as suas práticas, refletir sobre os seus limites e suas possibilidades, explicitar as suas políticas, os seus objetivos e o seu projeto para o futuro. Nesse sentido, o Programa de Avaliação Institucional fundamenta-se nos seguintes princípios:

- Avaliação como processo político e técnico;

- Avaliação como processo complexo, sistemático, reflexivo e compreensivo;

- Avaliação como processo educativo;

- Avaliação qualitativa e quantitativa;

- Avaliação como instrumento de apoio ao planejamento e à tomada de decisão;

- Avaliação como subsídio para o fortalecimento da UNIFAHE;

Considerados a concepção e os princípios que orientam o Programa de Avaliação Institucional da UNIFAHE , é de entendimento que o melhor sentido do processo avaliativo é que seja utilizado para aprimorar o conhecimento das atividades/processos/projetos existente. Dessa maneira, busca contribuir para o planejamento futuro da UNIFAHE , tendo como pano de fundo o Projeto Pedagógico Institucional.

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