Detalhes do Curso
Detalhes do Curso
Especificações
# | CURSO | Pedagogia |
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Diploma Conferido | Licenciado em Pedagogia | |
Total de Vagas Anuais | 50 | |
Nº de Alunos por Turma | 50 | |
Turno de Funcionamento | Noturno | |
Investimento Mensal | R$662,00 (Conheça nossa política de benefícios e descontos) |
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Modalidade de Ensino | Presencial | |
Regime de Matrícula | Seriado Semestral | |
Carga Horária Total | 3.280 horas | |
Integralização da Carga Horária | Tempo Mínimo: 8 Semestres Tempo Máximo: 16 Semestres |
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Coordenação de Pedagogia | Profa. Mestra Gilmara Belmiro dos Santos E-mail: gilmara@unifahe.edu.br |
Ajustar os princípios da formação docente para a educação infantil, as séries iniciais do Ensino Fundamental, bem como para a educação especial e educação de Jovens e Adultos, aos novos parâmetros da educação nacional.
Formar profissionais do ensino, com competências técnico-científicas e domínio das práticas pedagógicas, aptos a fomentar a produção de conhecimentos, comprometidos com os avanços tecnológicos educacionais, com a ética profissional e a cidadania e, também, o desenvolvimento integral do ser humano para contribuir com a construção de uma sociedade justa, solidária e fraterna.
Os objetivos específicos do curso contemplam e inter-relacionam às distintas áreas de atuação do pedagogo: docência na educação infantil, educação especial, séries iniciais do Ensino Fundamental e educação de Jovens e Adultos; gestão educacional (administração escolar, coordenação e supervisão educacional), visando o trabalho pedagógico na educação formal e não formal. Para tanto se propõe a:
I. Incentivar e orientar o estudante para a excelência acadêmica;
II. Desenvolver no profissional da educação uma postura ética-política comprometida com a melhoria da qualidade do ensino;
III. Possibilitar ao pedagogo a construção de conhecimentos específicos da docência e do processo ensino-aprendizagem;
IV. Formar o administrador escolar, o supervisor ou coordenador pedagógico para organizar e gerir sistemas, unidades, projetos e experiências educacionais;
V. Favorecer condições ao pedagogo para a produção do saber científico e tecnológico no campo educacional;
VI. Oferecer condições para o profissional atuar em realidades e espaços educativos diversos (ONGs, Conselhos Tutelares, postos de saúde, igrejas, penitenciárias, hospitais) ou ainda em ações coletivas e culturais com jovens, meninos de rua ou outras;
VII. Capacitar o estudante para pesquisar e propor soluções para os problemas educacionais da escola.
O profissional da educação a ser formado pela UNIFAHE deverá apresentar as características abaixo elencadas. Considerando as propostas de Diretrizes Curriculares para Pedagogia e as Diretrizes para formação de professores do CNE. O profissional deverá estar preparado para:
I. Orientar e mediar o ensino para a aprendizagem dos alunos;
II. Dominar os conteúdos disciplinares das áreas de sua escolha e as respectivas didáticas e metodologias, com vistas a conceber, construir e administrar situações de aprendizagem e de ensino;
III. Utilizar as ciências humanas e sociais, bem como os conhecimentos das ciências da natureza e as tecnologias, como referencias e instrumentos para o ensino formal e para a condução de situações educativas em geral;
IV. Atuar no planejamento, organização e gestão dos sistemas de ensino, nas esferas administrativa e pedagógica, com competência técnico – cientifica, com sensibilidade ética e compromisso com a democratização das relações sociais na instituição escolar e fora dela;
V. Ser capaz de estabelecer um diálogo entre a sua área e as demais áreas do conhecimento – das ciências humanas e sociais, da natureza e das tecnologias, relacionando o conhecimento cientifico e a realidade social, conduzindo e aprimorando suas práticas educativas e propiciando aos seus alunos a percepção da abrangência dessas relações;
VI. Contribuir para a elaboração e para o desenvolvimento do projeto pedagógico de maneira coletiva e solidária, interdisciplinar e investigativa, desenvolvendo saberes educacionais a partir das questões da prática educativa;
VII. Exercer um papel catalisador do processo educativo, possibilitando a articulação dos sujeitos escolares entre si e destes com os movimentos socioculturais da comunidade em geral, assim como contribuir para a construção e organização coletiva de sua categoria profissional;
VIII. Responsabilizar-se pelo sucesso da aprendizagem dos alunos;
IX. Assumir e saber lidar com a diversidade existente entre os alunos;
X. Incentivar atividades de enriquecimento cultural;
XI. Desenvolver práticas investigativas;
XII. Elaborar e executar projetos para desenvolver conteúdos curriculares;
XIII. Utilizar novas metodologias, estratégias e materiais de apoio;
XIV. Desenvolver hábitos de colaboração e trabalho em equipe;
XV. Ter uma visão de totalidade do trabalho pedagógico, no âmbito escolar ou não escolaro;
XVI. Participar da elaboração do projeto educativo da escola, planejar, executar e avaliar sua progressiva implementação;
XVII. Atuar com espírito de autonomia e de trabalho coletivo no âmbito escolar ou não escolar;
XVIII. Ter uma postura ética, solidária e científica, comprometido com a melhoria da qualidade do ensino;
XIX. Ser consciente da necessidade de sua permanente atualização como pedagogo.
Competências e habilidades a serem desenvolvidas:
I. Compreensão ampla e consistente do fenômeno e da prática educativos que se dão em diferentes âmbitos e especialidades;
II. Compreensão do processo de construção do conhecimento no indivíduo inserido em seu contexto social e cultural;
III. Capacidade de identificar problemas socioculturais e educacionais propondo respostas criativas às questões da qualidade do ensino e medidas que visem superar a exclusão social;
IV. Compreensão e valorização das diferentes linguagens manifestas nas sociedades contemporâneas e de sua função na produção do conhecimento;
V. Capacidade de apreender a dinâmica cultural e de atuar adequadamente em relação ao conjunto de significados que a constituem;
VI. Capacidade para trabalhar junto a alunos com necessidades especiais de modo a assegurar seus direitos de cidadania;
VII. Capacidade de estabelecer diálogo entre as ciências da educação e as ciências humanas e da natureza;
VIII. Capacidade de articular ensino e pesquisa na produção do conhecimento e da prática pedagógica;
IX. Capacidade para dominar processos e meios de comunicação e de informação em suas relações com problemas teóricos e práticos da educação;
X. Capacidade de desenvolver metodologias e materiais pedagógicos adequados às práticas pedagógicas;
XI. Capacidade de atuação nas diferentes formas de gestão educacional, na organização do trabalho pedagógico e administrativo da escola, no planejamento escolar, na execução e avaliação da proposta pedagógica.
O pedagogo pode atuar nas áreas de educação formal e não formal:
I . Na área de Educação formal, esse profissional pode atuar em docência na Educação Infantil, nas séries iniciais do Ensino Fundamental (Educação Básica), na Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos. Ainda nessa área, ele pode atuar tanto em gestão educacional, exercendo funções diretivas e de suporte pedagógico em escolas públicas e particulares, como em supervisão escolar, planejando e garantindo a qualidade do ensino, orientando professores e elaborando sindicâncias e processos administrativos;
II. Na Educação não-formal o profissional da educação pode atuar em prefeituras, empresas, organizações não governamentais e instituições comunitárias, implantando e acompanhamento o desenvolvimento de projetos educacionais.
R$ 662,00
por mês